terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SRR 2012 - 10/JAN - FLORIANÓPOLIS/SC -> BOM JARDIM DA SERRA/SC


10/01/2012 – Terça
FLORIANÓPOLIS/SC -> BOM JARDIM DA SERRA/SC
** BR 282 + SC430
** 240 KM

As 08:15 as motos já estavam prontas pra partir. A ansiedade era grande, pois hoje era o dia da realização do sonho. O dia amanheceu chuvoso, pra variar né. Hoje mais um integrante ia se juntar ao bonde: W PAULINO, de Santo André. Estava de férias em BOMBINHAS/SC, e ia encontrar com a gente no primeiro posto da BR 282. Com a entrada dele, o bonde estava completo pra encarar o percurso da serra.










Já próximo de BOM JARDIM, pegamos alguns trechos onde o frio deu uma apertada. Paramos em frente a uma placa que dizia: “CUIDADO: GELO NA PISTA”. No inverno ali faz frio com temperaturas negativas por vários dias.




Chegando na Pousada SANTA VITÓRIA, fomos bem recepcionados e acomodados. O dono da Pousada, NETO, nos deu algumas dicas, e colocou a nossa disposição tudo o que fosse preciso. Ta aí mais uma boa indicação. Esta pousada está perto do Mirante da Serra, e tem boa estrutura.





Em BOM JARDIM é onde está localizada o Parque Eólico, construído recentemente por uma empresa argentina, utilizando recursos do nosso BNDES. Esse é o Brasil né! As hélices são imensas, o mastro tem 100 metros, e as hélices são de 3 pás. Deve ter umas 50 unidades dessas espalhadas pelo parque.



Depois que descarregamos as malas, decidimos almoçar ali na cidade mesmo, mas quando olhamos para a Serra, o tempo não estava aberto, mas também não estava fechado. Sabe aquele lance quando vai escalar o EVEREST, que é feito um acampamento antes da montanha, pra poder estudar e se preparar o melhor momento de “atacar” o cume? Então, na Pousada parecia isso... e decidimos que o melhor momento era aquele, sem almoçar mesmo!

E lá fomos nós, rumo ao Mirante. Mas quase chegando lá, o tempo foi mudando e fechou geral mesmo. Impressionante como em poucos minutos, tudo mudou. Mesmo com a visão totalmente prejudicada, resolvemos descer a serra, até Lauro Muller. Quando estava no meio do caminho, além da neblina, uma forte chuva nos pegou. Continuamos a descer, até encontrar um abrigo, pois a chuva ficou perigosa. Encontramos um bar desativado, e ali nos abrigamos. Molhados, mas protegidos. Aguardamos a passagem da chuva, e demos sequência na viagem. Depois da chuva, o tempo abriu, e na descida conseguimos parar em alguns mirantes para tirar algumas fotos.











Ao chegar em Lauro Muller, mais precisamente no distrito de Guatá, encontramos um restaurante na beira da rodovia. Ao perguntar se ainda tinha almoço, o dono disse que não. Mas depois, conversando um pouco mais com ele, disse que ia fazer um pouco mais de comida e nos servir. Ele foi muito gentil, e a comida caseira, estava 10! Boa e barata... tava bão demais! Ali comemos a vontade, chupamos sorvete, depois tomamos café, várias pessoas paravam pra ir conversar com a gente... inclusive conhecemos um senhor, que o nome me foge agora, que parou pra conversar, pois era de Curitiba e também tinha Midnight. Mas ele estava ali de carro, com a família. Perguntou várias coisas da viagem, da moto... passei um cartão do fórum pra ele, e pedi pra se cadastrar, pois conseguiria várias dicas da moto e também de passeios.





A nossa intenção era ficar ali no restaurante até começar a escurecer, pois desta forma a gente conseguiria subir a serra, em direção a Pousada, à noite, pegando a estrada iluminada. A ansiedade tomou conta de todos, pois não estava chovendo, e havia uma expectativa de pegarmos o tempo aberto lá em cima.

Começamos a subir. Realmente o tempo estava aberto, e quando pegamos o trecho de 8KM (de maior sinuosidade), todo iluminado, quase tivemos um treco. Linda, Maravilhosa, Exuberante... na verdade me faltam adjetivos para descreve-la. Paramos em alguns pontos, tiramos algumas fotos, e seguimos rumo ao Mirante. Chegamos em cima, alguns foram para um ponto do Mirante e Eu + Fiquinho fomos para outro. Paramos a moto, e fomos em direção a mureta, quando encostamos o peito, e abaixamos a cabeça no intuito de ver alguma coisa, veio a imagem mais linda do passeio até então. A imagem da serra iluminada, em formato de serpente, com todas aquelas curvas definidas. Olhando para ela ao vivo e a cores, disse: “ELA É ASSIM MESMO! AS FOTOS QUE VI NÃO SÃO MONTAGEM!”. É assim mesmo pessoal, até arrepia de falar.






Depois de apreciar esta bela paisagem, ainda fomos agraciados com o “nascimento” de uma lua no horizonte, e isso já era mais de 20:30... e aquela lua laranja subindo. Aquela imagem, estava parecendo a pintura de um quadro. Não tem descrição. Pena que nossas máquinas não pega uma imagem assim. A imagem está fixada na memória de cada um de nós, nunca mais vamos esquecer.




Quando voltamos para a Pousada, já estávamos muito felizes com tudo o que vimos e participamos. Lembrei de uma frase que li várias vezes quando estava pesquisando o assunto: “MUITAS PESSOAS VÃO ATÉ A SERRA, MAS POUCAS CONSEGUEM VER”. Naquele momento a gente já estava enquadrado nas pessoas que conseguiram enxergar a serra à noite.

Será que no dia seguinte, a gente conseguiria ver a serra limpa?

4 comentários:

  1. Excelente!!! Boas dicas de hospedagem e um otimo passeio!!!!
    Em Breve estarei fazendo o mesmo passeio!!!
    LiLi Gallega

    ResponderExcluir
  2. valeu Farley....gostei da maneira como vcs fizeram o rio do rastro...10!!!!!.....abraços a todos

    ResponderExcluir
  3. Show estamos indo para la em alguns dias, ficaremos na mesma pousada, espero que sejamos umas das pessoas que conseguem ver a serra, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Boa Farley.......nós amigos aqui de Blumenau/SC estamos subindo a Serra dia 26/01.
    Muito bom o post e obrigado pela dica da Pousada....provavelmente ficaremos na mesma.

    Forte abraço

    ResponderExcluir